quinta-feira, 14 de março de 2013

Justiça decreta prisão preventiva de motorista que atropelou ciclista



14/03/2013 09h57 - Atualizado em 14/03/2013 13h43

Justiça decreta prisão preventiva de motorista que atropelou ciclista
Laudo do IML diz que estudante de psicologia tinha sinais de embriaguez.
Defesa pretende entrar com pedido de habeas corpus nesta sexta (15).


Letícia MacedoDo G1 São Paulo


155 comentários


O juiz Kleber de Aquino, do Departamento de inquéritos policiais (Dipo), decretou, na noite de quarta-feira (13), a prisão preventiva do estudante de psicologia Alex Siwek, que atropelou o ciclista David Santos de Souza, na Avenida Paulista, no domingo (10). A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça na manhã desta quinta-feira (14). No acidente, o limpador de vidros de 21 anos teve o braço direito decepado.

Segundo o advogado de Siwek, Cássio Paoletti, a defesa entrará com o pedido de habeas corpus nesta sexta-feira (15). No último domingo, Paoletti disse que estudante ficou atordoado na hora do acidente e, em um primeiro momento, não viu o braço no carro. Em choque, ainda de acordo com advogado, ele acabou jogando o braço em um córrego na Avenida Ricardo Jafet, na Zona Sul da capital paulista.
saiba mais
'Ter raiva não vai trazer o braço do meu filho de volta', diz mãe de ciclista
Motorista que atropelou ciclista é transferido de CDP
Em depoimento, ciclista atropelado diz que trafegava na contramão
Delegada se emociona ao falar sobre desenhos de ciclista atropelado
Motorista que atropelou ciclista na Avenida Paulista passa noite em DP
Ciclista atropelado na Paulista disse à mãe que estava na ciclofaixa
Advogado diz que motorista fugiu por medo da reação das pessoas
Exame clínico aponta que jovem que atropelou ciclista tinha bebido

Na terça-feira (12), o ciclista disse à polícia que trafegava na contramão da ciclofaixa no momento do acidente. O jovem relatou que foi atingido de frente pelo veículo de Alex e que chegou a ver o carro vindo em sua direção, em alta velocidade. Questionado sobre as circunstâncias da colisão, o delegado não soube explicar como o ciclista foi atingido.

Laudo
O delegado Martins revelou, na terça-feira, que o laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou sinais de embriaguez no motorista do veículo, mas concluiu que Alex não estava embriagado. A Polícia Civil disse que irá questionar a conclusão do laudo.

Martins acredita que o resultado pode ter sido prejudicado porque Alex foi submetido ao exame horas depois do acidente. O exame foi realizado às 11h21 e o atropelamento ocorreu por volta das 5h30. No documento do IML, a médica responde a duas perguntas: "há sinais indicativos que o examinado está sob efeito de álcool etílico? Sim" e "Em consequência disso, ele está embriagado? Não".

A polícia pretende enviar perguntas à medica do IML que examinou o jovem para entender o resultado. Um exame clínico havia apontado que o jovem tinha bebido antes do acidente.


Investigações
Antes de concluir o inquérito, a polícia aguarda os resultados das perícias feitas no local da batida, no carro de Alex e no Córrego Ipiranga, local onde o braço foi jogado na Avenida Doutor Ricardo Jafet. Segundo o delegado Martins, 13 pessoas já foram ouvidas, entre testemunhas e envolvidos no caso.

A polícia também busca imagens de câmeras de segurança do local do acidente e também do ponto onde o braço foi jogado. Até agora, a polícia tem apenas imagens de uma câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que mostram uma viatura de resgate passando às 6h06 de domingo para atender a ocorrência.

O exame clínico que apontou que o motorista havia ingerido bebida alcoólica antes do acidente também já está com a polícia. A comanda de consumo de Alex Siwek, paga na casa noturna de onde ele saiu antes de atropelar o ciclista, mostra que ele pagou por três doses de vodca e um energético. O horário que a comanda individual de consumo foi fechada, às 6h, porém, é posterior ao horário do acidente, ocorrido às 5h30.

Testemunhas
David ia para o trabalho quando foi atingido pelo carro conduzido pelo estudante de psicologia Alex Siwek, de 22 anos. Testemunhas disseram que o carro andava em zigue-zague e já tinha derrubado alguns cones colocados na Avenida Paulista para sinalizar a instalação da ciclofaixa. Após atingir o ciclista, o motorista deixou o local sem prestar socorro.

O estudante Thiago Chagas dos Santos, que já tinha feito curso de primeiros-socorros, foi a primeira pessoa a prestar atendimento ao ciclista.

Santos observou que o limpador de vidros perdeu os sentidos. “Vi que ele não estava respirando, não tinha pulso. Fiz respiração boca a boca e massagem cardíaca”, afirmou Santos ao Bom Dia São Paulo. Segundo ele, alguém que passava pelo local afirmou que a vítima estava sem o braço. “Ele ouviu e entrou em desespero. Eu falava que ele estava com o braço para ele não ficar mais desesperado ainda”, contou.

Estudante
Na descrição da polícia, o motorista Alex Siwek estava dentro de um Honda Fit ao lado de um amigo quando o acidente ocorreu, por volta das 5h30. O braço direito do ciclista foi amputado por estilhaços de vidro do pára-brisa e permaneceu preso ao veículo. O motorista fugiu do local, deixou o amigo em casa e depois foi à Avenida Doutor Ricardo Jafet, de onde lançou o braço em um córrego. Depois, voltou à própria casa, guardou o carro na garagem e dirigiu-se a pé à unidade policial para se entregar.

O advogado de Siwek, Pablo Naves Testone, afirma que Siwek não tem antecedentes criminais e que reúne os requisitos para responder ao processo em liberdade. Disse ainda que a família do rapaz está muito assustada com a repercussão do caso e que já sofreu ameaças.

"Acharam o número da residência fixa, e ligaram falando bobagens, como a mãe e o pai educaram o menino, falando que iam matá-los". A ligação foi atendida pela mãe de Alex, que, segundo o advogado, está tomando rémedios por conta dos últimos acontecimentos. "Todos estão comovidos, sabem que foi aterrorizante, e que o menino será julgado pelo que fez, mas algumas pessoas estão exagerando."
tópicos:

São Paulo

Conteúdo para o ENEM 2013


Conteúdo para o ENEM 2013


Com as provas a caminho, muito candidatos já se preparam a bastante tempo, para conseguir a nota adequada. Inclusive, a média alcançada serve para ser utilizado no programa ProUni que proporciona uma vaganos cursos do ensino superior de instituições particulares.


Na matriz de referência estão descritos as competências de área, as habilidades os eixos cognitivos do exame.

O ENEM 2013 segue o mesmo formato do exame atual, desde as formas de inscrições, a taxa e também as regras de isenção. Cada etapa do processo segue um ordem predatada. O conteúdo também continua sendo o mesmo, divido por áreas de conhecimento, que na verdade são compostas pelas disciplinas curriculares da grade do ensino médio.

  • O quadro a seguir demonstra resumidamente os conteúdo cobrado nas provas do ENEM 2013. A aplicação do teste será feito em dois dias, justamente para que sejam incluídos todas os assuntos programáticos previstos. Além disso também é cobrado em um dos dias a redação com um tema específico:
  • Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de Física, Química e Biologia.
  • Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – São matérias provenientes das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Área: Matemática e suas Tecnologias – São matérias provenientes das disciplinas de Matemática.

A prova do Enem possui uma matriz de referência onde o candidato pode analisar calmamente a linha de raciocínio cobrado pelos colaboradores do teste. As questões ficam mais simples quando se examina a forma correta de realizá-las. Segue o link da matriz – http://enem.inep.gov.br/

Além do conhecimento das disciplinas determinadas no exame, o candidato também precisa estar a par de vários assuntos envoltos a atualidade social, educacional, cultural e tantos outras questões que indicam ética, cidadania política e etc. Quanto maior for o acervo de informações, maior será a possibilidade de obter um nota superior no Exame Nacional do Ensino Médio.

Mulheres da Via Campesina ocupam prédio do Incra no RS


Atualizado: 08/03/2013 20:05 | Por ELDER OGLIARI, estadao.com.br                                                   estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)

Mulheres da Via Campesina ocupam prédio do Incra no RS

Centenas de mulheres da Via Campesina ocuparam o prédio do Incra em Porto Alegre por quase cinco horas, nesta sexta-feira,...
Centenas de mulheres da Via Campesina ocuparam o prédio do Incra em Porto Alegre por quase cinco horas, nesta sexta-feira, como parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres do Campo e da Cidade. As manifestantes reivindicavam maior agilidade na aquisição de terras para a reforma agrária, fornecimento de água potável para famílias assentadas e desburocratização do Programa de Apoio a Mulher e do Crédito Instalação.
Por volta das 16 horas, depois de serem informadas por funcionários do órgão que alguns dos investimentos pedidos serão feitos, elas deixaram o local e voltaram para suas casas em diversos municípios do interior do Estado.
Também vinculada ao Dia Internacional da Mulher, uma passeata de outro grupo de mulheres da Via Campesina, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados e do Levante da Juventude protestou em um canteiro de obras da prefeitura na Avenida Tronco, na zona sul da cidade.
Nesse caso as manifestantes reclamaram da transferência de 1,5 mil famílias das imediações da via urbana para outras áreas de cidade. A duplicação da avenida é uma das obras para a Copa do Mundo de 2014. À tarde, o mesmo grupo fez um protesto diante do Centro Administrativo do Estado e uma passeata pelas ruas centrais de Porto Alegre.

Unilever recolhe AdeS de maçã contaminado com produto de limpeza 96 caixas do produto de 1,5 litro do lote AGB 25 estão impróprios para consumo

Unilever recolhe AdeS de maçã contaminado com produto de limpezatualizado: 14/03/2013 11:57 | Por O Estado de S.Paulo, estadao.com.br
Unilever recolhe AdeS de maçã contaminado com produto de limpeza
96 caixas do produto de 1,5 litro do lote AGB 25 estão impróprios para consumo



SÃO PAULO - Um lote de AdeS deverá ser recolhido por estar impróprio para consumo pois contém produto de limpeza e pode causar queimaduras em caso de ingestão. As embalagens de AdeS Maçã foram distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Uma falha no processo de higienização causou o envase da bebida junto com solução para limpeza. De acordo com a Unilever, o problema na área de fabricação já foi detectado e resolvido.

Parte dos produtos foi recolhido ainda na fábrica e o restante será removido dos pontos de venda. Consumidores que já compraram bebida devem entrar em contato com a empresa através do SAC pelo número 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou por sac at ades.com.br.

A Unilever do Brasil publicou um comunicado nesta quinta-feira, 14, para informar sobre recall da bebida sabor maçã na embalagem de 1,5 litro (lote AGB 25, fabricado em 23/02/2013 e válido até 22/12/2013).

Veja na íntegra o comunicado da Unilever Brasil:

"A Unilever Brasil, fabricante do produto AdeS, informa que detectou um problema de qualidade em cerca de 96 unidades do produto AdeS Maçã 1,5l - lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013 - que estão inapropriadas para consumo.

Os produtos do lote acima mencionado foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Nessas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura.

A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos.

A empresa solicita que os consumidores verifiquem o produto já adquirido e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br.

Os produtos AdeS não correspondentes a esse lote encontram-se em perfeitas condições para consumo.

O processo que envolve este recall não apresentará qualquer custo ao consumidor.

A Unilever reforça seu compromisso com o consumidor e os rigorosos controles de qualidade.

Unilever Brasil"

Peixes morrem com falta de oxigênio no Lago de Furnas em Minas


Atualizado: 08/03/2013 18:33 | Por Rene Moreira, Especial para o Estado, estadao.com.br
Peixes morrem com falta de oxigênio
no Lago de Furnas em Minas


Baixo nível da represa gerou algas, além de bactérias e fungos, que reduzem o oxigênio na água









FRANCA - O Lago de Furnas vai se recuperando e já opera com mais de 50% de sua capacidade. Porém, a estiagem gerou algas, além de bactérias e fungos, que reduzem o oxigênio da água causando a morte dos peixes. Produtores já contabilizam a perda de mais de 20% de suas criações, incluindo desde alevinos até peixes grandes já aptos a serem comercializados.


O Lago de Furnas vem de uma estiagem recorde no ano passado e os problemas na água estariam relacionados ao processo de recuperação da represa. As mortes estão ocorrendo nos tanques utilizados pelos psicultores para a criação. Eles dizem que até peixes com mais de um quilo aparecem mortos com frequência. Especialistas apontam que enquanto o nível da represa esteve baixo, algas cresceram principalmente nas margens causando a redução do nível de oxigênio da água.


Outro problema detectado nesse período em que o nível do lago vai se recuperando é o surgimento de bactérias e fungos. Com todos esses fatores somados, a temperatura da água sobe ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de oxigênio. Alguns criadores da região têm apelado até para medicamentos que são jogados aos peixes, mas nem mesmo essa medida vem surtindo efeito e em alguns tanques de produção a perda é grande.


Mortes de peixes e já haviam sido registradas em Furnas na segunda quinzena de janeiro deste ano, quando pescadores do Povoado de Areado, na região de Alfenas, encontraram tilápias mortas às margens da represa. A Polícia Militar do Meio Ambiente esteve no local na ocasião e registrou o problema. No entanto, não encontraram qualquer indício de contaminação na represa, sendo recolhidas amostras da água para análise. Esse caso é apurado pelo inistério Público de Belo Horizonte e Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).


De acordo com o Operador Nacional do Sistema, a região de Furnas está operando com 53,44% de sua capacidade. No ano passado a represa chegou a 12%, um recorde negativo histórico. Na época, somente na região de Campo Belo (MG) morreram 7 toneladas de peixes por conta da seca do lago, que chegou a ficar 14 metros abaixo de seu nível normal. Este ano a quantidade de chuva tem surpreendido e a represa já subiu mais de 7 metros, mas ainda assim serão necessários cerca de dois anos para que volte a seu índice normal.


A represa de Furnas tem potência de 1.216 MW, o que corresponde a 1,05% da capacidade nacional. Mas somada com as outras usinas que influencia, a capacidade sobe para 26.047 MW (22,5%). Sua potência é suficiente para abastecer 45 milhões de brasileiros. Em sua capacidade integral, o lago fica a 768 metros acima do nível do mar.

Enem 2013 – Saiba como tirar 1000 na redação com esses exemplos


Enem 2013 – Saiba como tirar 1000 na redação com esses exemplos


Post escrito por Loch


Nossos leitores mostram como tirar 1000 na Redação do Enem 2013

Logo depois de fazermos o primeiro post com vários exemplos com notas máximas na Redação do Enem, pedimos aos nossos leitores que, caso também tivessem tirado 1000, mandassem para nós postarmos. E o Blog do Enem mostrou mais uma vez que tem leitores super qualificados. Eles não só mandaram suas redações para analisarmos e servir de exemplo para oEnem 2013, como também nos informaram para qual instituição o Enem os levou.

O primeiro leitor é Madson Gonçalves da Silva, ele tem 28 anos e acabou o ensino médio há mais de 10 anos, mostrando que sempre é tempo! Ele concluiu os estudos no Instituto de Ensino Gauss (que não existe mais em Vila Velha). Ele se cadastrou no Sisu e conseguiu o primeiro lugar em Letras na IFES.

Clique aqui e veja a redação do Madson.

Nosso segundo leitor é uma menina precoce. Com 16 anos, Daniela Peccin passou para Medicina na UFRJ. Infelizmente não completou o ensino médio (está no segundo ano) e não vai cursar. Porém a estudante diz que seu sonho mesmo é cursar Engenharia Mecânica na mesma faculdade. Ela estudou no Curso Fator no Rio de Janeiro, e esperamos que tenha a mesma sorte no Enem 2013!

Clique aqui e veja a redação da Daniela.

A terceira leitora também é carioca e se chama Larissa Gama de Paula. Ela estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e nesse ano, por conta do Enem, vai estudar Relações Internacionais na UFF.

Clique aqui e veja a redação da Larissa.

Em quarto, Malena Carla de Oliveira de Castro, que infelizmente não nos enviou maiores detalhes sobre sua formação ou para onde o Enem a levou. Mas não esqueceu de nos enviar sua redação nota 1000, que pode te ajudar a se dar bem no Enem 2013.

Clique aqui e veja a redação da Malena.

Por último, mas não menos importante, um exemplo parecido com o do Madson. Flavia Campos Sardinha tem 29 anos, é carioca e se formou no ensino médio em 2001, no Colégio Cruzeiro (RJ). Flávia fez o Enem para sua segunda graduação. Infelizmente, assim como a Malena, não nos enviou onde conseguiu sua vaga.

Clique aqui e veja a redação da Flávia.





Conhece nossa rede de blogs?

- Blog do Fies

- Blog do Prouni

- Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Múmias com aterosclerose




Atualizado: 14/03/2013 04:23 | Por Fernando Reinach, estadao.com.br r
Múmias com aterosclerose
Em 1800 uma pessoa vivia 40 anos, hoje vivemos 80. Duzentos anos atrás as pessoas morriam em virtude de doenças...



Em 1800 uma pessoa vivia 40 anos, hoje vivemos 80. Duzentos anos atrás as pessoas morriam em virtude de doenças infecciosas, hoje a principal causa de morte são doenças cardiovasculares. E por trás da maior parte dos problemas cardiovasculares está a aterosclerose.

Esta doença é caracterizada pela formação de placas no interior das artérias. As placas reduzem a elasticidade das artérias e, aos poucos, vão diminuindo seu diâmetro interno, dificultando a circulação do sangue. Este "entupimento" é uma das principais causas dos problemas cardiovasculares que matam o homem moderno.

A lista dos fatores que facilitam o aparecimento da aterosclerose é uma descrição da vida do homem moderno: falta de exercício, obesidade, dieta rica em gorduras, pressão alta, stress, diabetes, tabagismo e consumo de álcool. Não é para menos que durante anos acreditou-se que a aterosclerose era uma doença da sociedade moderna.

Mas, desde 1909, os arqueólogos discordam desta interpretação. A análise de múmias de faraós egípcios, chineses ricos e esquimós canadenses, já mostrava indícios de aterosclerose. Mas eram casos esparsos e sempre ficava a dúvida se a amostra era significativa. E o mito da aterosclerose como uma doença moderna sobreviveu.

Agora, o estudo de 137 múmias pôs um ponto final na questão. Foram analisadas múmias de 4 civilizações: 76 múmias egípcias que viveram entre 3100 a.C. e 364 d.C., coletadas em 13 lugares distintos; 51 múmias peruanas que viveram entre os anos 200 e 1500; 5 múmias de índios que viveram entre 1500 a.C e 1500 d.C na América do Norte e 5 múmias dos unangan, que viveram nas Ilhas Aleutas, próximas ao Alasca, entre 1756 e 1930 .

Cada múmia foi examinada em um tomógrafo computadorizado semelhante ao que existe nos grandes hospitais. Como as placas (chamadas de ateromas) que se formam durante a aterosclerose possuem depósitos de cálcio é possível identificar estas placas mesmo em múmias mal preservadas.

Sete especialistas foram recrutados para examinar as radiografias e fazer o diagnóstico. Além de analisar a presença de indícios de aterosclerose foi possível, estudando a estrutura dos ossos, determinar o sexo e a idade aproximada do indivíduo.

Os resultados mostram que 38% das múmias egípcias, 25% da peruanas 40% das americanas e 60% das originárias das Ilhas Aleutas sofriam de aterosclerose ao morrer. As artérias afetadas eram as mesmas que são afetadas hoje, aorta, ilíaca, femoral, carótidas e outras.

Sabendo a idade aproximada dessas pessoas ao morrer (na média, elas morreram com 43 anos) foi possível demonstrar que as múmias de pessoas mais velhas tinham maior probabilidade de apresentar ateromas. Também foi constatado que a gravidade da doença aumentava com a idade.

O passo seguinte foi correlacionar os achados médicos com os hábitos de vida dessas civilizações, como obtinham seu alimento, sua fonte de proteína, o clima da região, seu tipo de habitação e como preparavam a comida. Esta análise mostrou que as populações estudadas viviam em climas distintos comiam tanto peixe quanto carne de mamíferos. Em outras palavras, tinham modo de vida muito diferente e mesmo assim todas sofriam de aterosclerose.

A conclusão deste estudo é que a aterosclerose vem afetando seres humanos desde muito antes da época moderna e provavelmente esteve presente em todas as populações primitivas. Mas, então, por que estas pessoas não morriam de doenças cardiovasculares? Uma possível explicação é que as pessoas morriam muito cedo, em razão de outras causas, como doenças infecciosas, muito antes da aterosclerose provocar o aparecimento de doenças cardiovasculares graves. Se isso é verdade, então a aterosclerose não é uma doença que surgiu com a sociedade moderna, mas vem acompanhando o homem há milhares de anos. Ela só começou a matar recentemente, quando a medicina conseguiu evitar as doenças que matavam nossos ancestrais.

O fato de as múmias já sofrerem de aterosclerose não justifica que, ao terminar de ler este artigo, você passe a comer toneladas de carne, abandone os exercícios e deixe de controlar o peso. Estas medidas preventivas continuam a ser a melhor maneira de retardar o aparecimento da aterosclerose.

* FERNANDO REINACH É BIÓLOGO.

MAIS INFORMAÇÕES: 'ATHEROSCLEROSIS ACROSS 4000 YEARS OF HUMAN HISTORY: THE HORUS STUDY OF FOUR ANCIENT POPULATIONS'. LANCET DOI:10.1016/S0140-6736(13)60598-X 2013

Cientistas da USP usam navio para estudar ciclo de carbono marinho

Atualizado: 10/03/2013 02:07 | Por Herton Escobar, estadao.com.br r
Cientistas da USP usam navio para estudar ciclo de carbono marinho
Pesquisadores coletam água de diferentes profundidades do mar



A cena lembra a de um bando de retirantes aglomerados em volta de um carro-pipa no sertão nordestino. Só que no meio do oceano.

Assim que cada garrafão é içado das profundezas pelo guincho, uma fila de pesquisadores com baldes, galões e garrafas térmicas vazias se forma no convés do Navio Oceanográfico Alpha Crucis para coletar o líquido precioso. Em poucos minutos, a água é separada e distribuída pelos laboratórios da embarcação: 60 litros para genética de bactérias, outros 60 litros para análise de clorofila, mais 20 litros para microscopia de plâncton, e por aí vai. Dia após dia, garrafa após garrafa, o ciclo se repete cada vez que o navio "estaciona" em um novo ponto de coleta.

O líquido tão cobiçado pelos cientistas parece não ter nada de especial. É água do mar, transparente e inodora; aparentemente igual à que qualquer criança poderia coletar com um baldinho na orla de Santos. Só que as aparências enganam. O navio está em alto-mar, a 200 milhas náuticas (370 km) do Porto de Santos, e o leito do oceano aqui não dá pé para ninguém - está mais de 2 mil metros abaixo do casco do Alpha Crucis, submerso em escuridão eterna. As amostras de água coletadas aqui são bem diferentes das da praia, e valem ouro para a oceanografia brasileira.
Cientistas da USP usam navio para estudar ciclo de carbono marinho (Estadão)
"É água, sim, mas uma água muito cara", resume, com precisão germânica, o alemão Rudiger Rottgers, único estrangeiro a bordo, numa equipe de 18 professores e jovens cientistas de universidades de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Cada dia do Alpha Crucis no mar custa cerca de R$ 54 mil, incluindo combustível, alimentação, salários da tripulação e outros gastos operacionais. O navio, de US$ 11 milhões, foi comprado em 2012 pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com a proposta de revolucionar as ciências oceânicas no Brasil. Com 64 metros e capacidade para passar até 70 dias contínuos no mar, é o maior navio de pesquisa civil da história da oceanografia nacional.

É fim de janeiro. Esta é a quarta expedição de pesquisa do Alpha Crucis desde que o navio chegou ao Brasil, em maio do ano passado. Três delas dedicadas ao projeto Carbom (Caracterização Ambiental e Avaliação dos Recursos Biogênicos Oceânicos e da Margem Continental Brasileira e Zona Oceânica Adjacente), que tem como objetivo descrever e quantificar todos os processos relacionados ao ciclo de carbono no oceano brasileiro. Um desafio de proporções oceânicas, literalmente.

Os resultados serão cruciais para o estudo de questões relacionadas às mudanças climáticas, à sustentabilidade da pesca, à biotecnologia e à conservação da biodiversidade marinha. "O carbono é a base de tudo, pois é a matéria-prima da matéria orgânica que alimenta todos os processos biológicos e muitos dos processos bioquímicos do oceano", justifica o pesquisador Frederico Brandini, do Instituto Oceanográfico da USP, que coordena o projeto.

O objetivo é descrever como gira a "economia de carbono" do oceano brasileiro, quantificando tudo que entra e tudo que sai, quanto fica estocado, por quanto tempo, de que forma (no plâncton, nos peixes, nos sedimentos ou dissolvido na água), e qual o saldo disso tudo para os seres humanos, os seres marinhos e o planeta como um todo. "Sabemos como esses processos funcionam qualitativamente, mas precisamos entendê-los também quantitativamente para tomar decisões. Precisamos de números", explica Brandini.

Toda essa contabilidade está embutida de alguma forma nas amostras de água trazidas a bordo. Por mais transparentes que sejam, elas contêm "escondidas" dentro delas milhões de células de plâncton e de moléculas orgânicas dissolvidas. As quantias variam de acordo com a profundidade, a distância da costa e outras características geofísicas do local. E é justamente nessas diferenças que os cientistas estão interessados.

A expedição dura seis dias, com poucas horas de sono entre cada um. O navio não para de se mexer jamais, e a sensação é que o trabalho a bordo também não para nunca. Centenas de amostras de água, de várias profundidades, são coletadas de um total de 14 pontos (chamados "estações oceanográficas") selecionados ao longo do percurso, para serem levadas de volta a terra para análise.

É só o início de uma longa jornada científica oceânica, prevista para consumir três anos de pesquisa, incluindo mais dez expedições com o Alpha Crucis no Sudeste e no Nordeste. O Carbom faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Oceanos, envolvendo 14 instituições e 120 cientistas.

Mizael é condenado a 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada Mércia

Atualizado: 14/03/2013 17:25 | Por De O Estado de S. Paulo - Texto atualizado às 17h40, estadao.com.br
estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)

Mizael é condenado a 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada Mércia



Mizael é condenado a 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada Mércia
"Além de namorados, Mércia e Mizael foram sócios em um escritório de advocacia"
O advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, de 43 anos, foi condenado a 20 anos de prisão nesta quinta-feira, 14, pela morte da também advogada e sua ex-namorada Mércia Nakashima, assassinada em maio de 2010.
Único suspeito do crime, Mizael foi considerado culpado pelos jurados do conselho de sentença, após quatro dias de um julgamento repleto de discussões acaloradas entre acusação e defesa no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O júri popular foi o primeiro a ser transmitido ao vivo via TV, rádio e internet no Brasil.
ENTENDA
Mércia Nakashima e Mizael Bispo de Souza foram sócios em um escritório de advocacia e namoraram por quatro anos até setembro de 2009. A advogada foi vista pela última vez na tarde de 23 de maio de 2010 na casa da avó. Em 10 de junho, o carro dela foi achado na Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. No dia seguinte, o corpo foi localizado por um pescador.
Apontado como cúmplice do crime, o vigia Evandro Bezerra da Silva foi preso no dia 9 de julho, em Canindé do São Francisco, Sergipe. Um dia depois, a Justiça decretou a prisão temporária de Mizael, mas a medida foi suspensa quatro dias depois.
Na reconstituição do crime, feita no dia 11 de agosto de 2010, peritos encontraram alga no sapato de Mizael que seria compatível com alga que existe na represa onde o corpo foi encontrado. Também encontraram uma porção de terra igual à existente na represa, além de fragmentos ósseos e uma substância que, segundo os exames periciais, poderia ser sangue.
Em dezembro do mesmo ano, juiz decretou a prisão preventiva de Mizael e Evandro e decide levar os dois acusados a júri. Após ficar foragido por mais de um ano, o ex-policial militar e advogado se entregou à Justiça no dia 24 de fevereiro de 2012. Já Evandro foi preso no povoado de Candú, em Alagoas, no dia 23 de 23 de junho.
Mizael foi denunciado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e por ocultação de cadáver. Já Evandro vai responder por homicídio duplamente qualificado (com emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver.
Por decisão da Justiça, o processo foi desmembrado. O julgamento de Mizael começou no dia 11 de março de 2013. Já Evandro vai a júri em 29 de julho.

Vendas do varejo sobem 0,6% em janeiro

Atualizado: 14/03/2013 09:23 | Por Daniela Amorim, da Agência Estado, estadao.com.br r
Vendas do varejo sobem 0,6% em janeiro

Segundo o IBGE, na comparação com janeiro de 2012, as vendas do varejo tiveram alta de 5,9%




RIO - As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,6% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,30% a uma alta de 1,80%, mas acima da mediana prevista, de +0,40%.

Na comparação com janeiro de 2012, as vendas do varejo no conceito restrito tiveram alta de 5,9% em janeiro de 2013. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 4,00% a 8,10%, com mediana de 5,50%. Nos últimos 12 meses até janeiro deste ano, as vendas do varejo restrito registraram alta de 8,3%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,3% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou abaixo do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma alta de 0,40% a 4,80%, com mediana de 1,30%.

Na comparação com janeiro de 2012, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 7,1% em janeiro de 2013. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 6,40% e 12,40%, com mediana de 8,50%. Em 12 meses até o início de 2013, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam alta de 7,9%.

IPI

A volta escalonada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) já afetou as vendas dos setores beneficiados em janeiro. O segmento de móveis e eletrodomésticos teve queda de 2,6% no volume vendido em relação a dezembro, enquanto a atividade de veículos e motos, partes e peças registrou recuo de 1,2%. "O setor de móveis e eletrodomésticos teve a mudança em relação ao IPI, junto com automóvel, que está voltando aos poucos como era antes.

Além disso, como teve variação muito forte no mês anterior, tem um pouco do efeito da base de comparação. "Como está comparando-se com o mês anterior, que era muito forte, dá uma base de comparação mais elevada", lembrou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Em dezembro ante novembro, enquanto a atividade de móveis e eletrodomésticos teve aumento de 2,7% nas vendas, o segmento de veículos e motos registrou expansão de 3,3%.

"Janeiro não é tradicionalmente mês de venda de automóvel. Tem mudança de ano e modelo de fabricação, além das despesas correntes de início de ano que são bem pesadas, como IPVA, IPTU, colégio, creche, compra de material escolar. Então, não é um mês tradicionalmente de venda de muitos carros", afirmou Pereira.
Vendas do varejo sobem 0,6% em janeiro (Paulo Vitor/ Estadão)
Receita

A receita nominal do comércio varejista aumentou 1,3% na passagem de dezembro para janeiro. Como resultado, a média móvel trimestral da receita ficou em 0,8% no trimestre encerrado em janeiro. Na comparação com janeiro de 2012, a alta foi de 12,4%. Em 12 meses, a receita acumulou alta de 12,3%.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a receita nominal teve aumento de 1,6%. A média móvel trimestral ficou em 0,7% em janeiro. Na comparação com janeiro de 2012, houve expansão de 10,2%. Em 12 meses, a receita acumulou alta de 9,5%.

Revisão

O IBGE revisou a taxa do volume de vendas no comércio varejista em dezembro de 2012 ante novembro de 2012, de -0,5% para -0,4%. O volume de vendas do varejo ampliado em dezembro de 2012 ante novembro foi revisado de 1,3% para 0,8%. A taxa de novembro ante outubro saiu de -1,2% para -0,6%, a de outubro ante setembro saiu de 5,0% para 4,8%, e a de setembro ante agosto passou de -7,0% para -7,8%, e a de agosto ante julho foi revisada de 3,2% para 4,1%.

Acompanhe o último dia de julgamento de Mizael Bispo

estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.) 16h25 - A transmissão no fórum de Guarulhos é retoma para que o juiz faça a leitura das perguntas que os jurados...
Acompanhe o último dia de julgamento de Mizael Bispo

16h25 - A transmissão no fórum de Guarulhos é retoma para que o juiz faça a leitura das perguntas que os jurados deverão responder para chegar a um veredicto. As perguntas são estas:
1) No dia 23 de maio de 2010, entre 19h e 21h no interior das águas do reservatório Represa Atibainha (...) a vítima Mércia Nalashima veio a falecer por afogamento, conforme laudo de exame de corpo de delito?
2) O réu Mizael Bispo de Souza concorreu para o crime acima descrito, na medida em que praticou todos os atos executórios descritos na denúncia?
3) O jurado absolve o acusado?
4) O crime foi cometido por motivo torpe, em razão da insatisfação com o rompimento do relacionamento amoroso?
5) O crime foi cometido com emprego de meio cruel, decorrendo dos disparos efetuados em regiões não vitais do corpo humano, mormente com a nítida intenção de provocar na vítima sofrimento intenso e desnecessário?
6) O crime foi cometido mediante a utilização de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, consistente na dissimulação?
A transmissão é interrompida novamente e deve retornar quando todos os jurados já tiverem a resposta para a pergunta: Mizael Bispo é ou não é culpado pela morte de
Mércia Nakashima?
16h- Manifestantes a favor da absolvição de Mizael Bispo, que estiveram em frente ao Fórum no primeiro dia de julgamento, não apareceram hoje. PMs afirmam que eles podem ter se sentido intimidados, já que o grupo pró-condenação é maior em número de integrantes.
15h56 - O número de manifestantes a favor da condenação de Mizael não para de crescer. Se ontem havia não mais que 20 pessoas protestando, hoje já passam de 80, segundo um policial militar. O grupo está fazendo batucada e gritando para que Mizael saia do Fórum Central de Guarulhos direto para a cadeia.
15h54 - Durante o intervalo, os advogados do caso Mércia não quiseram conversar com a imprensa. Eles preferiram não se manifestar antes que saia a decisão do conselho de sentença, que vai se reunir em breve.
15h50 - Com o fim do debate entre acusação e defesa, os jurados agora devem se reunir para decidir se Mizael é inocente ou culpado. A sentença deve ser divulgada nas próximas horas.
15h37 - Advogado Ivon Ribeiro termina a fala. A promotoria não fará a réplica. Juiz determina um período de intervalo.
15h35 - Advogado de defesa diz que se quiserem acusar, que tragam provas concretas.
15h29 -
O número de manifestantes a favor da condenação de Mizael é maior no último dia de julgamento. Grupos formados por famílias que tiveram parentes vítimas de violência vieram prestar solidariedade à família de Mércia Nakashima. Sandra Domingues, do movimento "Justiça é o que se busca", vestia a camiseta de Isabella Nardoni, morta em 2008. "Tentamos acompanhar todos os julgamentos que conseguimos contato com a família". Diferentemente do primeiro dia de julgamento, ainda não se vê manifestantes a favor da absolvição de Mizael Bispo.
15h14 - O advogado diz que foram apresentadas "contas fantasiosas" durante o julgamento e diz que nem ele entendeu determinadas explicações dos peritos.
15h13 - O advogado se diz emocionado com o número de perguntas feitas pelo júri: 26. Segundo o advogado, isso demostraria que muitas coisas não ficaram claras durante o julgamento, que contou com peritos entre as testemunhas. Foram discutidas minúcias técnicas,
como os detalhes do rastreamento
do carro de Mizael e de suas ligações telefônicas.
15h04 - O promotor e o advogado discutem. "O senhor é meu ídolo", diz o promotor. "Você mede as pessoas pela sua régua", rebateu o advogado Ivon Ribeiro. O
advogado faz menção ao passado do Ministério Público na ditadura, afirmando que concordou com a prática da tortura. O advogado centra sua argumentação em críticas ao MP e a defeitos no Judiciário brasileiro, que dificultam a atuação dos advogados de defesa. Ele sugere que foram cometidas arbitrariedades.
14h59 - O advogado diz que, no mês de maio, Mércia Nakashima ligou 248 para Mizael e ele, 48 vezes. "Se isso é o comportamento de alguém que está rejeitando alguém, não tenho mais parâmetros." A rejeição de Mércia seria, segundo a defesa, um dos motivos de Mizael para matá-la.
14h50 - O advogado, na explanação da defesa, segue a estratégia adotada pelos advogados de Mizael nos quatro dias de julgamento: desqualificar as provas e a investigação feita pela polícia, que teria, na visão da defesa, diversas lacunas.
14h42 - O promotor diz que
não existem provas. "Uma única prova". O advogado diz que o delegado Antonio de Olim é um "fanfarrão". Foi ele que presidiu o inquérito e conduziu as investigações sobre Mizael Bispo. O advogado distribui entre os jurados cópias dos e-mails trocados entre Mércia e Mizael. Segundo Ivon Ribeiro, a acusação leu essas conversas como lhe convinha, omitindo partes importantes.
14h36 - Mais movimentado que nos três primeiros dias de julgamento, o Fórum Central de Guarulhos está cercado de imprensa, advogados e curiosos. Manifestantes a favor da condenação de Mizael Bispo permanecem atrás dos cordões de isolamento que circundam o local. Luiz Ricarte, estudante de comunicação, protesta por justiça junto a familiares de Mércia Nakashima e pessoas solidárias à causa. Eles exibem uma faixa com os dizeres: "Punição para todos os assassinos de mulheres".
14h33 - Segundo o advogado, só existiram falácias durante os três anos de processo.
14h30 - O advogado Ivon Ribeiro inicia a sua explanação. "Acusação sem prova não é nada", diz, a respeito das considerações da acusação feitas anteriormente. Mizael leva as
mãos aos olhos e continua olhando para o chão.
14h28 - "Se ele for condenado, será um enorme erro judiciário", afirmou o advogado Samir Haddad.
14h23 - O advogado questiona a validade da testemunha que teria visto o carro de Mércia sendo jogado na represa de Atibainha, em Nazaré Paulista. "Eu fui à represa, não tem onde passar com o carro, porque ele iria ir até lá com uma amante?". "A defesa acha estranho o Mizael ter se encontrado com uma prostituta, mas não acha estranho esse infeliz estar com uma amante naquela represa".
14h17 - O advogado Samir Haddad Júnior
afirma que houve coerção da promotoria e do assistente de acusação durante o processo. Ele diz que não teve ajuda do pai, procurador aposentado, como, segundo ele, foi dito na imprensa e pela acusação. Diz também que o promotor Rodrigo Merli foi desrespeitoso com seu pai em declarações anteriores.
14h10 - Ele reafirma, como fez nos dias anteriores de júri, que Evandro Bezerra da Silva foi torturado para dizer que Mizael era culpado. Samir Haddad Júnior faz uma explanação bastante exaltada e chega aos gritos em alguns momentos. Ele afirma que o juiz
Leandro
Bittencourt Cano foi enganado pela acusação ao aceitar o pedido de prisão do réu. O juiz reagiu. "Não coloque palavras na minha boca". "O que eu fiz, eu assinado embaixo".
14h06 - O advogado criticou o fato de o promotor Rodrigo Merli não ter feito perguntas. "Ele não deixou sequer o réu se defender na frente dele."
13h58 - O advogado pede que as jurados que "apaguem da memória notícias tendenciosas", citando novamente o texto de Jorge Severiano. "Esse é o julgamento que se exige dos jurados que Deus os ajude nessa tarefa", cita. O advogado se vale do texto para criticar a mídia e a sensação de irrefutabilidade de provas técnicas.
13h53 - O advogado disse ser amigo do Mizael. "Eu o levaria em casa", disse. "Se antes disse ter 200% de certeza, depois desse júri digo que tenho 1000% de certeza". Ele lê agora um texto de Jorge Severiano, advogado que fez uma defesa em 1949 em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. "O poder da imprensa, não preciso dizer a voz onde alcança", cita.
13h47 - O advogado Samir Haddad Júnior toma a palavra. Ele começa contando a história de
família, de origem árabe. Ele diz que o pai, Samir Haddad,
quando criança, era muito pobre, vendia bala no mercado, era engraxate, mas se tornou procurador da República. O pai, segundo ele, foi sua inspiração. O advogado fala com a voz embargada. "Desculpem senhores, a emoção, mas hoje é um dia histórico".
"Eu tenho orgulho de
estar aqui, porque estou defendendo uma pessoa inocente".
13h43 - Mizael, como antes do intervalo, permanece de cabeça baixa. O advogado Wagner Garcia pede que
os jurados e as demais partes não tenham ressentimento. "Eu gostaria que vocês ouçam com carinho, com atenção, aquilo que tem a defesa para falar. E depois votem com a convicção que vocês tiverem". O advogado presta homenagem aos familiares de Mizael Bispo. Seu irmão acompanha a audiência.
13h35 - Recomeça o julgamento com as considerações da defesa. Wagner Garcia cumprimenta o juiz, o promotor Rodrigo Merli, afirmando, no entanto "que ele tem muito apetite", e dizendo que talvez
"serene com o tempo" e "fique melhor, com os vinhos". Ao ouvir as palavras do advogado de defesa, o promotor interferiu: "apetite por Justiça". O advogado também prestou homenagens ao assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, dizendo que "gostaria de vê-lo na defesa", onde, segundo ele, os advogados são mais necessários hoje em dia.
13h11
- O júri será retomado em breve para continuação dos chamados debates. A defesa fará sua explanação, no mesmo tempo concedido à acusação, três horas. Em seguida, haverá espaço para réplica da acusação e para a tréplica da defesa, se as partes acharem necessário. Finalizados os debates, o conselho de sentença, formado pelos sete jurados, irá se reunir em uma sala secreta, onde chegará ao seu veredito. Ele é obtido com base em perguntas feitas pelo juiz Leandro
Bittencourt Cano. Os júri deve responder, com sim ou não, se Mizael matou Mércia, e se o homicídio teve as seguintes qualificadoras: motivo torpe, meio cruel e sem chances de defesa à vitima.
11h44 - Veja as versões da acusação e da defesa no caso:
11h34 - "Tenho certeza de que nenhum dos senhores jurados tem uma dúvida sequer de que Mizael assassinou Mércia", diz o advogado na fase final de sua explanação. "Peço aos senhores que o condenam na sala secreta", conclui o advogado, que tentou em sua fala mostrar que o crime foi um homicídio triplamente qualificado: por motivo fútil, cruel e sem a chance de defesa da vítima - os jurados irão decidir se Mizael matou Mércia e se o assassinato envolveu
uma ou mais qualificadoras, que aumentam a pena no caso de condenação. A sessão foi interrompida e será retomada às 13h30, quando a defesa terá o mesmo tempo da acusação para fazer suas considerações.
11h31 - O assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, busca mostrar aos jurados a motivação de Mizael para cometer o crime do qual é acusado: ele seria um sujeito possessivo, um psicopata, que estaria mentindo compulsivamente durante as investigações para enganar a todos e a si mesmo.
11h28 - O promotor elenca "19 mentiras" que, segundo ele, foram ditas por Mizael. O número é igual à quantidade de ligações feitas por Mizael a Evandro Bezerra da Silva no dia do crime, 23 de maio de 2010.
11h20 - O advogado desmente uma declaração dada nessa quarta-feira por Mizael, de que queria ser julgado apenas por mulheres. "Mentira, a defesa descartou três mulheres (na fase de escolha dos jurados)", disse. Os sete jurados (cinco mulheres e dois homens) são sorteados a partir de um grupo de 25. No caso do julgamento, 19, porque seis não compareceram.
11h13 - "Estou mostrando aos senhores como funciona a cabecinha dele", diz o advogado Alexandre de Sá Domingues. "Essa cabecinha que o fez matar
Mércia". Ele chamou Mizael Bispo de "marginal".
11h05 - O advogado lê outro e-mail trocado entre Mizael e Mércia, tentando mostrar que o réu tinha um comportamento
obsessivo, o que o teria levado a matar a Mércia. "Ele mente compulsivamente, friamente", diz o advogado. "Ele distorce a verdade para tentar se encaixar na verdade que a mente dele criou", afirma. "Essa é uma psicopatia que ele tem". O advogado diz que ele "nunca foi homem", que é um "covarde".
10h57 - "O senhor Mizael vai ganhar um prêmio ao final desse julgamento: de mentiroso do ano", disse o advogado Alexandre de Sá Domingues. O assistente de acusação lê um e-mail de Mizael Bispo a Mércia Nakashima enviado em abril de 2010, no mês anterior ao da morte de Mércia. "Não sou um idiota. Poucos fazem o que já fiz nesse mundo de meu Deus."
10h53 - "É legítimo o trabalho da defesa de plantar dúvida, mas isso deve ser feita de maneira ética", diz o advogado. "Temos que garantir a ampla defesa, mas garantir a lealdade e a legalidade".
10h47 - "São poucas as possibilidades de o povo brasileiro de estar aqui prestando a sua contribuição", diz aos jurados. Ele defende
a importância do Tribunal do Júri.
10h42 - "Acredito que demos um bom exemplo para todos os que assistiram", diz o advogado Alexandre de Sá Domingues. Ele cumprimenta o juiz, os advogados de defesa, a PM e os demais membros do julgamento. "Espero que saim daqui orgulhosos com o trabalho e satisfeitos com a Justiça brasileira", diz à família de Mércia. A mãe da vítima, o pai e os dois irmãos estão na sala. "Espero que a família possa reconstruir sua
vida".
10h38 - "Seja lá qual for o resultado hoje, eu vou chegar á minha casa, vou olhar para a minha esposa, meus dois filhos, meu pai, que está aqui, e ficar com a consciência tranquila de que fiz o meu trabalho", diz o promotor. Ela passa a palavra ao assistente de acusação Alexandre de Sá Domingues, depois de cerca de um hora de explanação.
10h36 - O promotor diz ter certeza de que Mécia foi atingida no maxilar por um terceiro tiro, já que os dois primeiros estavam pouco deformados e não poderiam ter atingidos um obstáculo duro. Para ele, e para a perícia, Mércia morreu dentro do carro, por afogamento.
10h32 - O promotor afirma que no sapato de Mizael Bispo há quatro elementos que estavam na cena do crime: alga subaquática igual à existente, fragmentos de osso, de um elemento que pode ser sangue e de uma porção de terra igual à existente na represa.
10h27 - O promotor sugere ao Instituto de Criminalística processar Mizael Bispo e sua defesa, por tentarem desqualificar a instituição, vinculada à Polícia Civil, em sua estratégia de defesa. Os advogados tentaram desqualificar as provas da investigação e, nessa quarta-feira, pediram a nulidade de uma perícia da Polícia técnico-científica, sobre a cronometragem do trajeto entre Guarulhos e Nazaré Paulista. A defesa também pediu uma diligência dos jurados à região da casa da avó de Mércia, onde ela foi vista pela última vez antes do crime.
10h23 - O promotor afirma que o rastreador do veículo de Mizael Bispo
estava perfeito quando fez
seu deslocamento suspeito no dia do crime. A defesa alega que o rastreador apresentava problemas e não poderia ser usado como prova. O promotor afirma também que, no período do crime,
ninguém conseguiu se comunicar com Mizael - uma ligação de sua filha deu na caixa postal. "Ele não atendeu porque estava matando Mércia com Evandro nessa hora."
10h21 - Enquanto o promotor Rodrigo Merli fala, Mizael fica encolhido, olhando para baixo, com as mãos sobre o rosto.
10h15 - O promotor disse que os advogados de Mizael visitaram o cúmplice de Mizael na Penitenciária de Tremembé II, no interior paulista. A intenção seria dissuadir o réu a não delatar Mizael Bispo.
10h13 - O promotor descreve a participação de Evandro Bezerra da Silva, que, segundo o processo, pegou Mizael com seu carro na represa de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), na noite do crime.
10h10 - O promotor menciona o número de um celular "frio" por Mizael - que não estava no nome de Mizael. O celular foi usado inúmeras vezes até o dia 23 de maio, data da morte de Mércia Nakashima. Depois de seu desaparecimento, o celular não foi mais usado, disse o promotor, citando os autos do processo.
10h07 - O promotor reapresenta as provas da acusação que incriminam Mizael Bispo. O advogado Samir Haddad Júnior já fez o seu primeiro aparte - de três possíveis - , quando o
promotor imputou à defesa a acusação de que Mércia Nakashim seria traficante.
9h53 - "Confiamos na sociedade guarulhense, que dará veredito, certamente, à altura de nossa cidade", diz o promotor Rodrigo Merli, em uma explanação bastante enérgica.
9h53 - "Ele matou e continua mentindo, continua brincando com a gente".
9h48 - "Ele está querendo fazer todos nós de idiotas, me perdoem a expressão chula". O promotor começa questionando o álibi da defesa de Mizael, de que, no horário do assassinato, no dia 23 de maio de 2010, ele estaria com uma prostituta - Decília - próxima à casa de Mércia. "Se vocês forem acreditar nisso, nunca vão condenar ninguém", afirmou aos jurados.
9h46 - O promotor chama o depoimento de Mizael como "espetáculo deprimente". "Mizael teve o desbunde de afirmar de manusear uma arma. Em 2010, nesta sala, o Mizael convidou este promotor a ir com ele a um estande de tiro para ver como ele atira bem."
9h44 - "Se ficarem com dó do réu, lembrem-se da vítima. Lembrem-se da imagem da vítima sendo retirada das águas da represa de Nazaré Paulista." Ele alerta os jurados para não se deixarem tomar por um sentimento de piedade. "Mizael, se for condenado, em breve estará de volta ao convívio familiar. Mas aquela família (aponta para a família de Mércia), nunca mais verá a filha, a irmã querida".
9h42 - "Esse processo não é passível de dúvidas", diz, se dirigindo aos jurados.
"O júri não serve para passar a mão na cabeça do assassino, mas para se fazer Justiça sobre o sangue derramado na sociedade guarulhense".
9h37 - O promotor Rodrigo Merli faz suas considerações. Cumprimenta a defesa, agradece o trabalho da imprensa, rende homenagens à família Nakashima e pede que seja realizado um debate "humano" e
respeitoso. "Prometo que vou lutar pela minha convicção. Acredito com todas as forças que Mizael Bispo de Souza é sim o assassino de Mércia Nakashima. Vou lutar para transmitir isso ao jurados." Aos jurados: "peço aos senhores que façam apenas Justiça e se atenham aos autos", afirma. O promotor disse também que, apesar das divergências com a defesa, não guarda raiva ou rancor contra os advogados de Mizael.
9h35 - Começa o julgamento.
9h33 - Nesta quinta-feira será iniciada a fase de debates entre acusação de defesa. Após as explanações, o conselho de sentença, formado por sete jurados - cinco mulheres e dois homens - se reúne em uma sala secreta para decidir se Mizael Bispo de Souza é culpado ou inocente.
9h06 - A mãe de Mércia, Janete Nakashima, o pai, Makoto Nakashima, e o irmão, Márcio, o primeiro
a prestar depoimento, já estão no Fórum de Guarulhos. Mizael Bispo também se encontra no local.
Veja galeria de fotos do julgamento
8h21
- O advogado e ex-policial militar Mizael
Bispo de Souza, de 43 anos, acusado pela morte da sua ex-namorada,
Mércia Mikie Nakashima, em 2010, terá seu destino determinado nesta quinta-feira, 14, pelo júri popular,
no quarto e decisivo dia de julgamento do caso no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Preso desde 24 de fevereiro de 2012, ele foi ouvido na quarta-feira e, mais uma vez, alegou inocência, diante de jurados e espectadores que acompanhavam a transmissão pela TV, pelo rádio ou pela internet -
é a primeira vez que um júri popular é transmitido ao vivo no Brasil.
Veja a cronologia do caso
ENTENDA O CASO:
veja as versões da acusação e da defesa
ESPECIAL:
personagens, provas e versões
O segundo dia de julgamento
O primeiro dia de julgamento
"Não fui eu, excelência." Foi assim que Mizael Bispo de Souza iniciou seu interrogatório às 17h17 de quarta-feira. Só o juiz e a defesa o questionaram sobre a morte de sua namorada, Mércia Nakashima, em maio de 2010. O promotor Rodrigo Merli Antunes se recusou a fazer perguntas, porque, segundo ele, o réu já havia dado seis versões diferentes sobre o crime. Merli adotou a estratégia para, segundo ele, pegar os advogados e o réu de surpresa durante os debates desta quarta-feira, fase final do julgamento.
"Se chegar alguém naquela porta e disser 'eu matei a Mércia', ninguém vai acreditar. Mas estou com a consciência tranquila", disse o advogado e policial aposentado por invalidez. "Não tem nenhuma prova que me incrimine, porque em momento algum estou na cena do crime." O réu disse ser vítima de perseguição por parte do delegado Antonio de Olim, que conduziu as investigações.
Mércia e Mizael foram
sócios
em um escritório de advocacia e namoraram por quatro anos até setembro de 2009. A advogada foi vista pela última vez na tarde de 23 de maio de 2010 na casa da avó. Em 10 de junho, o carro dela foi achado na Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. No dia seguinte, o corpo foi localizado. O
promotor Rodrigo Merli Antunes
diz que o conjunto de provas lhe dá convicção de que Mizael cometeu o crime. Para o advogado Samir Haddad Júnior, as provas são frágeis e Mizael é "incapaz de matar alguém".
Mizael escreveu um livro com sua versão para o caso que pretende entregar aos jurados. Nele, reafirma sua inocência e se considera alvo de uma perseguição policial. Sete
das 11 testemunhas relacionadas para participar do júri são peritos ou policiais.
O botânico Carlos Eduardo Bicudo, por exemplo, foi chamado pela promotoria para falar sobre a alga encontrada no sapato de Mizael - e que é comum na represa onde o corpo da vítima foi encontrado. Completaram a lista o delegado Antônio de Olim, responsável pelas investigações, o engenheiro de telecomunicações Eduardo Amato, o irmão da vítima, Márcio Nakashima, e um advogado que acompanhou os depoimentos de Evandro Bezerra da Silva, acusado de ser cúmplice no assassinato de Mércia.
O perito Hélio Ramacciotti, que cronometrou o trajeto entre a represa e o Hospital Geral de Guarulhos, é testemunha do juízo e depôs nessa quarta-feira. A defesa chamou o investigador Alexandre Simoni, responsável pela análise dos celulares dos acusados e da vítima, o perito Renato Patolli, que assinou o laudo, e mais três pessoas: um físico especializado em áudio e vídeo, um ex-perito do IC e uma amiga de Mizael.
Segundo dia de julgamento.
O segundo dia do júri do advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza foi marcado por
ofensas pessoais e provocações entre acusação, defesa e o delegado Antonio de Olim. O policial foi questionado por 5 horas e 20 minutos no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O promotor Rodrigo Merli Antunes chegou a dizer que o advogado Ivon Ribeiro era "amigo do diabo" por contar "mentiras".
Também foi chamado como testemunha de acusação o
presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Arles Gonçalves Júnior. Ele acompanhou os interrogatórios de Evandro e afirmou que não viu nenhum ato de tortura contra Bezerra, que apontou Mizael como responsável pelo crime. "Obviamente, o trato policial não é o mesmo que o do advogado, do promotor ou do juiz, mas não vi nenhum abuso." Em seguida, foi ouvida a primeira testemunha da defesa, a corretora de imóveis Rita Maria de Souza, amiga de Mizael, que falou pouco sobre a relação do réu com Mércia.
Ela disse que ele era um bom advogado. A segunda testemunha de defesa foi o policial civil Alexandre Simone, especialista em rastreamento telefônico. Ele optou por não ter a imagem divulgada na transmissão ao vivo do júri pela televisão e internet.
Primeiro dia de julgamento.
O primeiro dia de júri do ex-PM Mizael Bispo de Souza teve briga, choro e até imagens censuradas: diante das câmeras em uma sala do Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Como em um reality show, no primeiro tribunal do júri transmitido ao vivo no País, coube ao juiz dirigir câmeras - e cortar a imagem, quando achou necessário. Entre os depoimentos, destacou-se o irmão de Mércia, Márcio, que buscou defender a "honra" da irmã. Outras duas testemunhas de acusação prestaram depoimento, mas sem a presença do réu:
o biólogo Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e o engenheiro elétrico Eduardo Amato Tolezani.

SP esclarece verbas nas áreas de Saúde e Saneamento


SP esclarece verbas nas áreas de Saúde e Saneamento                              

estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
A Secretaria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes esclareceu, nesta quinta-feira que, do total de R$ 2,46...
A Secretaria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes esclareceu, nesta quinta-feira que, do total de R$ 2,46 bilhões do pacote de ajuda aos municípios anunciado nesta manhã pelo governador Geraldo Alckmin, R$ 190 milhões são destinados à área da Saúde e não R$ 290 milhões, como informado pelo governador no evento. Na área de Saneamento e Recursos Hídricos, os valores anunciados por Alckmin, na verdade, são maiores: R$ 163 milhões e não R$ 126 milhões, já que envolvem mais programas.
De todas as pastas, a com mais recursos disponíveis para os prefeitos é a de Logística e Transportes, com R$ 915 milhões, seguida das Secretarias de Desenvolvimento Social (R$ 456,5 milhões) e Educação (R$ 372,3 milhões). Para Agricultura e Abastecimento, o governo estadual oferecerá parcerias de R$ 105 milhões, na área de Meio Ambiente os valores totais chegam a R$ 100 milhões e para o setor de Habitação serão destinados R$ 80 milhões.
No pacote anunciado por Alckmin a prefeitos paulistas está previsto um orçamento de R$ 50 milhões para a área de Direitos da Pessoa com Deficiência. Para o Fundo Social de Solidariedade, que ficará a cargo de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, serão destinados R$ 26 milhões.

Assistir Chuck 5 Temporada

Assistir Chuck 5 Temporada Legendado

Assistir Chuck 5 Temporada Dublado e Legendado

Descrição:

Chuck Bartowski é um especialista em computação que trabalha com seu melhor amigo, Morgan Santos, em uma loja de eletrônicos. Chuck é um nerd viciado em jogos de computador que não consegue ter uma namorada sequer, apesar da ajuda de sua irmã, a doutora Ellie Bartowski. No seu aniversário recebe um email de um dos seus ex-colegas da faculdade – agora agente da CIA – que lhe mostra uma série de imagens que ele imagina ser de pouca importância. O que ele não sabe é que descarregou em sua mente uma base de dados com informações confidenciais do Governo. Esses dados são ativados em seu cérebo com singulares detonadores que lhe mostra imagens rápidas … Imagens estas que ele precisa aprender a decodificar.

Assistir Episódios:

Chuck 5ª temporada ( Legendado ) MixVideo
Episódio 01 - Chuck Contra o Zoom MixVideo
Episódio 02 - Chuck Contra o Bandido Barbudo MixVideo
Episódio 03 - Chuck Versus The Frosted Tips MixVideo
Episódio 04 - Chuck Versus The Business Trip MixVideo
Episódio 05 - Chuck Versus The Hack Off MixVideo
Episódio 06 - Chuck Versus The Curse MixVideo
Episódio 07 - Chuck Versus The Santa Suit MixVideo
Episódio 08 - Chuck Versus The Baby MixVideo
Episódio 09 - Chuck Versus The Kept Man MixVideo
Episódio 10 - Chuck Versus Bo MixVideo
Episódio 11 - Chuck Versus The Bullet Trail MixVideo
Episódio 12 - Chuck Versus Sarah (1) MixVideo
Episódio 13 - Chuck Versus The Goodbye (2) MixVideo

Assistir Chuck 4 Temporada

Assistir Chuck 4 Temporada

 Legendado

Assistir Chuck 4 Temporada Dublado e Legendado

Descrição:

Chuck Bartowski é um especialista em computação que trabalha com seu melhor amigo, Morgan Santos, em uma loja de eletrônicos. Chuck é um nerd viciado em jogos de computador que não consegue ter uma namorada sequer, apesar da ajuda de sua irmã, a doutora Ellie Bartowski. No seu aniversário recebe um email de um dos seus ex-colegas da faculdade – agora agente da CIA – que lhe mostra uma série de imagens que ele imagina ser de pouca importância. O que ele não sabe é que descarregou em sua mente uma base de dados com informações confidenciais do Governo. Esses dados são ativados em seu cérebo com singulares detonadores que lhe mostra imagens rápidas … Imagens estas que ele precisa aprender a decodificar.

Assistir Episódios:

Chuck 4ª temporada ( Legendado ) MixVideo
Episódio 01 - Chuck Contra o Aniversário MixVideo
Episódio 02 - Chuck Contra a Mala MixVideo
Episódio 03 - Chuck Contra o Cubic Z MixVideo
Episódio 04 - Chuck Contra o Golpe do Estado MixVideo
Episódio 05 - Chuck Contra o Treinador Lock MixVideo
Episódio 06 - Chuck Contra o Corredor do Terror MixVideo
Episódio 07 - Chuck Contra a Primeira Briga MixVideo
Episódio 08 - Chuck Contra o Medo da Morte MixVideo
Episódio 09 - Chuck Contra a Fase Três MixVideo
Episódio 10 - Chuck Contra as Sobras MixVideo
Episódio 11 - Chuck Contra a Varanda MixVideo
Episódio 12 - Chuck Contra o Comilão MixVideo
Episódio 13 - Chuck Contra o Push Mix MixVideo
Episódio 14 - Chuck Contra Sedução Impossível MixVideo
Episódio 15 - Chuck Contra o Esquadrão C.A.T. MixVideo
Episódio 16 - Chuck Contra o Mascarado MixVideo
Episódio 17 - Chuck Contra o Primeiro Banco do Mal MixVideo
Episódio 18 - Chuck Contra a Equipe A MixVideo
Episódio 19 - Chuck Contra o Assassinato MixVideo
Episódio 20 - Chuck Contra a Família Volkoff MixVideo
Episódio 21 - Chuck Contra o Casamento dos Meus Sonhos MixVideo
Episódio 22 - Chuck Contra o Agente X MixVideo
Episódio 23 - Chuck Contra os Últimos Detalhes MixVideo
Episódio 24 - Chuck Contra o Suspense MixVideo

Assistir Chuck 3 Temporada

Assistir Chuck 3 Temporada  Legendado


Descrição:

Chuck Bartowski é um especialista em computação que trabalha com seu melhor amigo, Morgan Santos, em uma loja de eletrônicos. Chuck é um nerd viciado em jogos de computador que não consegue ter uma namorada sequer, apesar da ajuda de sua irmã, a doutora Ellie Bartowski. No seu aniversário recebe um email de um dos seus ex-colegas da faculdade – agora agente da CIA – que lhe mostra uma série de imagens que ele imagina ser de pouca importância. O que ele não sabe é que descarregou em sua mente uma base de dados com informações confidenciais do Governo. Esses dados são ativados em seu cérebo com singulares detonadores que lhe mostra imagens rápidas … Imagens estas que ele precisa aprender a decodificar.

Assistir Episódios:

Chuck 3ª temporada ( Legendado ) MixVideo
Episódio 01 - Chuck Contra o Treinamento MixVideo
Episódio 02 - Chuck Contra as Três Palavras MixVideo
Episódio 03 - Chuck Contra o Anjo da Morte MixVideo
Episódio 04 - Chuck Contra a Operação Incrível MixVideo
Episódio 05 - Chuck Contra a Primeira Classe MixVideo
Episódio 06 - Chuck Contra o Provador de Nachos MixVideo
Episódio 07 - Chuck Contra a Máscara MixVideo
Episódio 08 - Chuck Contra o Nome Falso MixVideo
Episódio 09 - Chuck Contra a Barba MixVideo
Episódio 10 - Chuck Contra o Tic Tac MixVideo
Episódio 11 - Chuck Contra o Exame Final MixVideo
Episódio 12 - Chuck Contra o Herói Americano MixVideo
Episódio 13 - Chuck Contra o Outro Cara MixVideo
Episódio 14 - Chuck Contra a Lua de Mel MixVideo
Episódio 15 - Chuck Contra o Cargo de Modelo MixVideo
Episódio 16 - Chuck Contra o Dente MixVideo
Episódio 17 - Chuck Contra o Morto Vivo MixVideo
Episódio 18 - Chuck Contra o Metrô MixVideo
Episódio 19 - Chuck Contra o Anel: Parte II MixVideo