segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Portal TerraMaracanã será estádio mais confortável do mundo, diz vice-governador

Cerca de 30% da reforma do Maracanã já foi concluída e o Estado garante que o Rio  será a sede mais confortável em 2014, segundo a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
A empresa está finalizando a fase de terraplanagem (90%) e demolições (90%) e já concluiu mais de 50% das fundações. No próximo mês, será concluída a demolição da marquise e, em dezembro, será iniciada a construção das lajes das arquibancadas.
Atualmente, 2.500 operários trabalham na reforma e adequação do estádio para a Copa de 2014, em dois turnos de trabalho, das 7h às 17h e das 19h às 5h. A meta é chegar a 3 mil. A conclusão da reforma está prevista para dezembro de 2012, e o estádio será entregue à Fifa em fevereiro de 2013.Atualmente, 2.500 operários trabalham na reforma e adequação do estádio para a Copa de 2014
"O Maracanã será o estádio mais confortável, seguro e moderno do mundo para receber a Copa das Confederações e a de 2014", afirmou o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.
O novo estádio terá 16 elevadores, 12 escadas rolantes, quatro rampas - além das monumentais que serão reativadas -, 3.860 alto-falantes, 314 câmeras de segurança, 360 monitores de TV de 42 polegadas, quatro telões e 36 mil metros quadrados de área refrigerada. Além disso, a distância entre as cadeiras, que vão ganhar assentos rebatíveis, será maior, e os lugares, marcados.
O torcedor ficará mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 m em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio. A cobertura vai ser ampliada, protegendo os torcedores da chuva e do calor.
O novo Maracanã também vai ganhar um novo museu, que reunirá os mais de mil itens do acervo, que agora terá novas relíquias descobertas com as obras, como as 400 plantas originais do projeto de construção do Maracanã, iniciada em 1948.