FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
Por MBPress
RIO DE JANEIRO - Você não é metaleiro, nem fã de hardcore, passa longe do coturno, e olha para o line up do Rock in Rio e vê lá: Coheed and Cambria. Hein? É de comer? Pois saiba que a história desta banda norte-americana de hardcore em tom progressivo (ou “emocore”, termo novo que a crítica especializada lançou) é mais complexa e interessante do que se pode imaginar. Afinal, que atração nos remeteria ao ícone dos anos 80, o eterno sessão da tarde “De Volta Para o Futuro”. Calma, às explicações, então.
Claudio Sanchez, um dos fundadores do grupo ao lado do também guitarrista Travis Stever, é daqueles fanáticos por ficção científica. No estilo nerd-que-não-pega-mulheres que marcou George McFly na produção de Steven Spielberg, sonhava com personagens para a sua futura publicação de sucesso. Uma obsessão levada a sério. Tão qual o personagem.
Divulgação
Divulgação
Pois da mesma forma que McFly enfrentou seus desafios para casar com a bela Lorraine e escrever seu livro de ficção, ajudado pelo filho interpretado por Michael J. Fox, é bom lembrar, Sanchez passou por diversos estilos musicais como o punk, o indie, o funk e o heavy metal até achar o seu tom.
Montou o Coheed and Cambria usando justamente os nomes dos protagonistas da sua ficção batizada de “The Amory Wars”, cujo enredo passa pela saga de 78 planetas interligados por uma fonte em comum de energia, chamada Keywork. Todos os episódios foram devidamente publicados no formato “comic book”.
O mais genial de tudo é que a história oriunda da mente criativa de Sanchez não só trouxe o nome para a banda, como serviu de base para os cinco álbuns lançados pelo grupo que ainda conta com Travis Stever, Chris Pennie e Mike Todd. Cada disco é um capítulo da saga de ficção científica. Letras conectadas de forma surpreendente. Entendeu toda a relação agora?
Pela gravadora Equal Vision Records lançaram dois álbuns: “The Second Stage Turbine Blade” (que trouxe comparações aos canadenses do Rush pela voz fina de Sanchez) e “In Keeping Secrets of Silent Earth: 3”. Músicas como "A Favor House Atlantic" e "Blood Red Summer" ganharam clipes na MTV e deram à banda a oportunidade de uma turnê européia.