segunda-feira, 12 de março de 2012


Rio+20: ONU pode criar organismo mundial para meio ambiente

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Sha Zukang, disse nesta terça-feira que existe a possibilidade de criação de um órgão voltado para o meio ambiente dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). O assunto deverá fazer parte das discussões da conferência, que ocorre no Rio entre os dias 20 e 22 de junho deste ano.
Segundo Zukang, há dois entendimentos sobre o assunto. Um deles é o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que já existe e reúne as principais demandas, discussões e ações do setor. A segunda possibilidade é transformar o Pnuma em uma organização mundial do meio ambiente. Esse órgão estaria no mesmo nível, por exemplo, de organizações existentes como a Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata das regras comércio internacional, ou a Organização Mundial da Saúde (OMS), autoridade que dirige e coordena a ação na área de saúde das Nações Unidas.
"Ambas as propostas estão sobre a mesa. Se houver concordância sobre a segunda, deve estar claro como esta nova agência vai se relacionar com outras organizações já existentes de meio ambiente", afirmou.
Zukang veio ao Brasil para acertar detalhes de logística da Rio+20, incluindo transporte, acomodação e segurança. Em sua agenda, estão previstos encontros com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governador do Estado, Sergio Cabral, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de lideranças políticas.
Código florestal
O secretário-geral evitou pronunciar-se sobre a votação do Código Florestal, que está em discussão no Congresso Nacional, mas destacou que o assunto, embora esteja na esfera da soberania brasileira, também diz respeito ao resto do mundo. "Todos sabem que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo. E está muito claro que ela pertence ao Brasil. Mas também é claro que o Brasil faz parte do mundo", disse Zukang.
Para ele, embora questões de soberania não se discutam, é preciso saber usar os recursos naturais. "Como usá-los é decisão soberana do governo do Brasil. Mas temos que levar em conta o fato de que moramos em um mesmo planeta. Quando se usa e explora recursos como a floresta, deve se levar em conta os impactos sobre o meio ambiente".
Zukang enfatizou que não conhece em profundidade o assunto, mas fez uma avaliação positiva das ações do governo federal no gerenciamento do setor. "Não sou um especialista em florestas, mas sei que o governo brasileiro está fazendo um bom trabalho".

vc repórter: tubulação rompe e afeta distribuição de água em SP

Internauta registra água turva que saía das torneiras no bairro Jardim Botafogo, em São Carlos (SP). Foto: Joel/vc repórter Internauta registra água turva que saía das torneiras no bairro Jardim Botafogo, em São Carlos (SP)
Foto: Joel/vc repórter
O rompimento de uma tubulação deixou onze bairros sem água desde a manhã da última terça-feira no município de São Carlos, a 231 km de São Paulo.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (Saae), a retroescavadeira de uma empreiteira realizava uma obra de readequação do trânsito no bairro Jardim Botafogo quando atingiu uma adutora de 6 polegadas. O rompimento causou o vazamento e a entrada de terra na tubulação.
O fornecimento de água foi interrompido em onze bairros para reparos na rede. São eles: Boa Vista, Bela Vista, Vila Prado, Redenção, Vila Carmem, Jardim Botafogo, Jardim Pacaembu, Belvedere, Jardim Medeiros, Jardim das Torres e Jardim Social Bicão.
Em algumas casas da região, a água que saía da torneira era suja, misturada à terra que entrou na tubulação. O Saae recomendou que a água turva seja descartada, e afirmou estar "providenciando descargas em pontos estratégicos da rede atingida para limpá-la".
A expectativa é que até a tarde desta quarta-feira o abastecimento de água seja normalizado em toda a cidade dentro dos padrões de uso e potabilidade para consumo.
O internauta Joel, de São Carlos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 
 

'BBB 12': banda Jota Quest agita festa no Big Brother
07 de março de 2012 22h10 atualizado às 22h19

Banda Jota Quest animou a festa do BBB12. Foto: TV Globo/Divulgação Banda Jota Quest animou a festa do BBB12
Foto: TV Globo/Divulgação
A banda Jota Quest agitou a noite desta quarta-feira (7) no Big Brother 12. De acordo com o site oficial do programa, o vocalista Rogério Flausino comentou que mesmo eles já tendo tocado mais de uma vez no programa, sempre se sentem ansiosos antes de entrarem.
"Fomos uma das primeiras bandas a entrar dentro da casa. Para a galera que está lá é muita emoção. É pouca gente, mas é sempre bom", disse o cantor.
Rogério Flausino assumiu assistir diariamente ao programa e contou suas apostas para o vencedor. "Tenho simpatia pelo João, Yuri e Jonas. Acho Jonas um garoto muito bom, mas é difícil dizer quem poderá ganhar", contou Rogério.
Para o vocalista, a melhor coisa a se fazer dentro da casa é ter uma boa convivência. Sobre a saída de Renata do programa, Rogério apoiava as atitudes da mineira.
"Ela mandou muito bem no final porque todo mundo ficaria com três aqui fora. Ela teve personalidade e as pessoas foram preconceituosas. Acho que ela estava se divertindo e a vida é para ser vivida mesmo, não programada. Em micareta tem gente que fica com 30", brincou Rogério Flausino.


 
 

No principal duelo da noite, Romney derrota Santorum em Ohio

Romney discursa a seus eleitores em Boston; o ex-governador de Massachusetts venceu em Ohio. Foto: AFP Romney discursa a seus eleitores em Boston; o ex-governador de Massachusetts venceu em Ohio
Foto: AFP
Após constantes trocas de liderança por questão de poucos milhares de votos com Rick Santorum, Mitt Romney sagrou-se o grande vencedor das primárias de Ohio, palco do principal duelo da Super Terça republicana de 2012. O resultado final foi anunciado pelas agências e redes de televisão americanas por volta das 2h30 da madrugada de quarta-feira (horário de Brasília).
Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano
O resultado consolida Romney como o vencedor da Super Terça com triunfos em cinco Estados: Vermont, Virginia, Massachusetts, Idaho e Ohio. Santorum, que perdeu Ohio por pouco mais de 10 mil votos em apertados 38% a 37%, angariou três unidades federativas: Oklahoma, Tennessee e Dakota do Norte. A vitória em Ohio teria decretado um virtual empate entre os dois adversários republicanos.
O saldo final da Super Terça ainda não está decretado; os republicanos aguardam a contagem dos votos no Alasca, décimo Estado participante da grande noite das primárias. Mas a vitória em Ohio, além garantir maior número de Estados, dá provas da força eleitoral de Romney em um Estado instável, que historicamente varia nas suas tendências políticas. Não apenas uma vitória numérica, Ohio é também um triunfo em nome do potencial de Romney perante todo o eleitorado americano.
Isso não significa, no entanto, que a Super Terça deva ter como efeito a virtual nominação de Romney. O desempenho de Santorum, até mesmo sua derrota nos últimos minutos em Ohio, indica uma recuperação do ex-Senador e aponta, segundo a grande maioria dos observadores envolvidos no acompanhamento da Super Terça, para uma longa caminhada dos republicanos até a Convenção Partidária.
As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.
Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.
As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144

Rivalidade na equipe os canalhas

  O Bruno da equipe os canalhas trás rivalidade contra os outros membros da equipe, o Bruno Demetrio trás dor de cabeça para todos os canalhas do Brasil inteiro pelo fato de dividir o grupo em rivalidade, o Leonardo também da equipe os canalhas diz apenas que vai tomar providencias e abrir um inquérito contra o Bruno Demetrio.















 A equipe os canalhas é formada por três pessoas Leonardo Paiva, Bruno Demetrio e Mateus Felipe, a decisão tomada foi em tirar o Bruno da equipe os Canalhas, a equipe patriota dos Cretinos e Canalhas antes formadas por três pessoas agora ta sendo por duas.

Acompanhe as primárias do Partido Republicano de 2012

De janeiro a agosto, os Estados americanos vão às urnas para decidir o adversário de Obama em novembro. Foto: Arte/Terra De janeiro a agosto, os Estados americanos vão às urnas para decidir o adversário de Obama em novembro
Foto: Arte/Terra
Durante todo o primeiro semestre, o eleitorado republicano dos Estados Unidos vai às urnas para eleger delegados que, na Convenção Nacional, no final de agosto, escolherão o candidato que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro. Acompanhe, passo a passo, de Iowa a Utah, a realização e a repercussão, com fotos e relatos, das 55 primárias e caucuses republicanas de 2012.

Partidários de Santorum pedem desistência de Gingrich

Um grupo político que investiu milhões de dólares na campanha de Rick Santorum pediu nesta quarta-feira que Newt Gingrich abandone a corrida à nominação republicana. A Fundação Red, White and Blue destacou que "tendo em conta o resultado eleitoral" das primárias da Super Terça, Gingrich deve se retirar para "não se converter em um obstáculo" a Santorum.
Acompanhe as primárias do Partido Republicano
Segundo Stuart Roy, membro da fundação, Santorum e Gingrich pertencem a ala mais conservadora do Partido Republicano e devem se unir contra o ex-governador do Estado de Massachusetts Mitt Romney, considerado um "moderado". Mas Gingrich, que se descreve como uma "tartaruga" capaz de vencer seus adversários a longo prazo, já respondeu que não pretende abandonar a disputa republicana. Na "Super Terça", Gingrich venceu apenas na Geórgia, entre os dez estados em jogo.
As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.
Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.
As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.