BBC Brasil
"Avenida de São Paulo. Reuters"
No
afã de responder aos ataques do 11 de Setembro, os Estados Unidos
colocaram o Oriente Médio e a Ásia Central no topo de suas prioridades
políticas. Nos últimos dez anos, essas regiões têm ocupado suas
atenções, a que os historiadores se referem como 'a década perdida'.
Além
de outras mudanças na conjuntura internacional, a América Latina também
aproveitou essa distração do gigante americano para abrir as asas e
buscar novos rumos políticos, diplomáticos e sobretudo econômicos.
O
resultado foi a eleição de governos latino-americanos menos palatáveis
para Washington, a relação desses com outras nações um dia consideradas
'exóticas' e a prioridade do intercâmbio comercial com a China.
Especialistas
continuam discutindo as causas e os efeitos prolongados deste giro, mas
o certo é que a região reafirmou sua identidade e independência. Muitos
países revitalizaram suas economias e saíram relativamente ilesos da
crise financeira de 2008, que continua afetando os EUA e a Europa.
Precursores
'O
11 de Setembro marca mais ou menos o momento em que a América Latina
nasceu como verdadeira entidade independente', disse à BBC Mundo Larry
Birns, diretor do Conselho sobre Assuntos Hemisféricos, COHA, de
Washington.
Os precursores foram os governos de Luiz Inácio Lula
da Silva, no Brasil, e Hugo Chávez, na Venezuela. O primeiro
protagonizou uma intensa campanha para um assento permanente no Conselho
de Segurança da ONU. O segundo destacou-se por seu desafiante populismo
radical.
Seguiram o mesmo caminho, guardadas as devidas
proporções, governos como o do casal Kirchner, na Argentina, de Rafael
Correa, no Equador, e o de Evo Morales, na Bolívia, entre outros na
América do Sul. O mesmo ocorreu com Daniel Ortega, na Nicarágua, e
Mauricio Funes, em El Salvador.
Larry Birns reconhece que essa
tendência da 'esquerda' latino-americana poderia estar em gestação
antes, mas consequências do 11 de Setembro aceleraram o processo.
A consolidação dessa mudança é vista em organizações multilaterais como a Unasul, que exclui os Estados Unidos e Canadá.
'A
região está emergindo como um importante centro da política externa',
diz o diretor do COHA. 'A América Latina não é mais apenas um consumidor
de eventos, mas também um gerador deles.'
Ritmo da China
Onde
mais se nota a perda de hegemonia dos EUA sobre a região é na economia.
A região estabeleceu fortes laços comerciais com outras potências
emergentes e blocos.
A falta de atenção de Washington para com o
seu 'quintal' tradicional custou aos EUA o privilégio automático de ser o
primeiro parceiro comercial da América Latina. As razões para tanto são
variadas.
Para começar, os pactos comerciais que resultaram nos
anos 1990 no Nafta (entre EUA, México e Canadá) e no Cafta (para a
América Central) foram apenas parcialmente bem sucedidos. Ao fim dessa
década, e ao longo dos anos 2000, a região começou a diversificar seus
parceiros comerciais, voltando-se para a Europa.
Em seguida, a
iniciativa de criar uma zona de livre comércio do Alasca à Patagônia, a
Alca, nunca se materializou, enquanto que vários pactos bilaterais entre
os EUA e em outros países foram enfraquecidos ou não foram
implementados.
A mudança mais significativa, no entanto, foi a emergência do Sudeste Asiático como polo de crescimento.
'A
entrada da China na economia global é sem dúvida o evento mais
importante neste período econômico que estamos vivendo', diz Augusto de
la Torre, economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco
Mundial.
Num primeiro momento, a emergência da China produziu
efeitos adversos sobre as economias do México e da América Central, que
perderam espaço no mercado dos EUA. Acreditou-se inicialmente que esta
seria a tendência de toda a região.
A fase de desenvolvimento em
que se encontra a China, no entanto, pelo fato de ser uma nação de renda
per capita baixa e renda média em ascensão, faz do país um consumidor
voraz de matérias-primas.
De la Torre ressalta que países que têm
sua cadeia produtiva ligada às necessidades da China são os grandes
beneficiários desse processo. Brasil, Peru, Chile, Argentina, Venezuela,
Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai são alguns dos países puxados
pelo crescimento do gigante chinês.
O Panamá, por causa do canal, também se beneficiou com o grande fluxo de comércio internacional.
Repúblicas de bananas
'O
que se nota é que a atividade econômica destes países pulsa mais com o
ritmo da China que com o dos Estados Unidos, à medida que a China é
agora o parceiro mais importante para alguns países como o Peru', diz o
economista do Banco Mundial.
O comércio de commodities, no
entanto, é uma faca de dois gumes para a América Latina, por ter sido
'tanto a fonte de sua prosperidade como de suas ansiedades', disse De la
Torre.
Para evitar os altos e baixos que fizeram os países da
região ficaram marcados como 'repúblicas de bananas' é necessário uma
política econômica destinada à diversificação, competitividade e criação
de 'conectividades' para permitir crescimento de longo prazo e em
direções diferentes .
O diagnóstico do Banco Mundial é que, com
poucas exceções, tem melhorado a capacidade das sociedades
latino-americanas de gerir seus recursos através da melhoria de suas
instituições.
De la Torre destaca o caso do Chile, que conseguiu
lidar com as receitas da venda de cobre de forna 'muito sábia e
prudente', depositando o dinheiro em fundos de estabilização que foram
desembolsados para manter a economia ativa durante a última crise
financeira global.
Também o Brasil, dono de uma enorme riqueza
mineral, tem boas perspectivas para administrá-la, por causa da
maturidade de suas instituições.
Riqueza de conhecimento
Para
manter a bonança no longo prazo, o mais importante é transformar a
riqueza derivada das matérias-primas em 'riqueza do conhecimento',
pontua De la Torre.
Seria seguir o exemplo do Japão após a a
Segunda Guerra Mundial e agora da China, que se beneficiaram da
transferência de tecnologia dos países com quem tiveram forte comércio.
'Quando
o iPod é montado na China, há um grande número de engenheiros chineses
estudando como ele é feito e como poderiam ser melhorados', diz o
economista.
Essa foi uma relação que a América Latina não aproveitou quando os laços econômicos com os Estados Unidos estavam no auge.
'Nós
ainda não desenvolvemos a capacidade de absorção de tecnologia,
inovação de aprendizagem, e não temos políticas nacionais de fomento tão
vigorosas como a dos asiáticos', diz Augusto de la Torre.
Nova relação
Onde fica a relação com os EUA?
Os
analistas reconhecem que houve um racha, mas o prognóstico geral é que
as ligações continuem fortes, tanto política quanto economicamente, mas
com uma perspectiva diferente.
'A América Latina quer expandir as
suas opções', disse Geoff Thale, diretor do Washington Office on Latin
America, WOLA, uma ONG que promove a relação 'equilibrada' entre os EUA e
seus vizinhos.
'Muitos países têm aprendido as lições da sua
dependência política e econômica com os EUA e querem diversificar as
suas relações', disse Thale.
No entanto, o analista destaca que as relações continuam a ser fundamentais e mutuamente benéficas.
'Em
2003, nos piores momentos entre Venezuela e Estados Unidos, em nenhum
momento houve corte do fornecimento de petróleo, porque ambos dependem
dele', lembra.
Thale ressalta que, apesar da retórica, todos os
governos da América Latina, tanto os de direita quanto os de esquerda,
querem um bom relacionamento com o grande vizinho do norte.
O diretor da WOLA diz que Washington precisa dar mais atenção política à região para fortalecer seus laços.
A mudança está dada e alguns suspeitam que é irreversível.
Larry Birns, diretor do COHA acredita que os laços permanecem, mas já não mais tão elásticos como antes.
'Uma coisa é certa: o status quo, aquele que existia antes de 2001, esse não existe mais', disse.
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