MADRI (Reuters) - 'La piel que habito', último filme do ganhador do Oscar Pedro Almodóvar, e outros dois dramas cujos temas são o pós-guerra e o franquismo - 'La voz dormida', de Benito Zambrano, e 'Pa negre', de Agustí Villaronga, o vencedor dos prêmios Goya -, são os três filmes pré-selecionados pela Academia de Cinema para representar a Espanha no Oscar.
A Academia opta assim por um trio de peso e sem surpresa e põe uma vez mais Almodóvar no caminho do prêmio máximo da Academia de Hollywood, depois que o diretor recebeu a cobiçada estatueta de melhor filme por 'Fale com Ela' (2002) e outra de melhor filme estrangeiro por 'Tudo sobre minha mãe' (1999).
O candidato definitivo que vai concorrer ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira e que também vai representar o cinema espanhol no prêmio Ariel do México será decidido em uma segunda votação na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha em 28 de setembro.
Definida por alguns críticos como o filme mais obscuro de Almodóvar, 'La piel que habito' supõe o reencontro do diretor com Antonio Banderas, vinte anos depois de 'Átame', e aspira a ser uma virada em sua carreira, caracterizada até agora pelo humor e a extravagância.
O filme, que estreou no início do mês nos cinemas espanhóis e mistura os gêneros de terror e ficção-científica, conta a história de um cirurgião plástico que desenvolve uma pele revolucionária à prova de fogo depois que sua mulher morre queimada em um acidente de carro.