domingo, 11 de março de 2012


Colômbia não convidará Cuba à Cúpula das Américas

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quarta-feira em Havana que seu país não poderá convidar Cuba à próxima Cúpula das Américas, uma vez que não obteve o consenso dos participantes para que a ilha participe da reunião, que será realizada em abril em Cartagena das Índias. Santos fez o anúncio antes de partir de Havana, onde se reuniu nesta quarta com seu colega cubano, Raúl Castro, a quem agradeceu por sua "compreensão" neste assunto e sua "manifestação generosa de não querer criar um problema nem para a cúpula nem para a Colômbia".
"Como dissemos desde o princípio, este é um tema que requer um consenso, que infelizmente não conseguimos", disse Santos.
O presidente colombiano fez estas considerações em uma declaração lida no aeroporto internacional José Martí, em Havana, e demonstrou respeito pela posição dos países que reivindicaram a necessidade de Cuba fazer parte desta cúpula, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril.
Os Estados Unidos são contra a participação da ilha na reunião de Cartagena, à qual estão convidados os 34 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Apesar de ter sido cancelada em 2009 a suspensão vigente desde 1992, Cuba ainda não pediu sua readmissão ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe