Tiago Camilo e Leandro Guilheiro são ouro no judô; Mayra Aguiar e Maria Portela levam bronzes
Tiago Camilo conquistou o bicampeonato pan-americano em Guadalajara
O judô brasileiro não economizou nas medalhas nesta quinta-feira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. No último combate do dia, Tiago Camilo levou a melhor sobre o cubano Asley Gonzalez, em um duelo direto entre os dois países que brigam pela segunda colocação do quadro geral de medalhas do torneio.

Defensor do título pan-americano da categoria até 90kg, conquistado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, o judoca brasileiro levou o combate em equilíbrio com o rival cubano até o final. Mas, a 3min16 do fim do combate, Tiago Camilo derrubou o adversário com um ippon e garantiu a medalha de ouro.

Na disputa pela medalha de ouro da categoria até 81kg, o judoca brasileiro Leandro Guilheiro começou o combate partindo para cima de Gadiel Miranda, de Porto Rico, que se preocupou em se defender nos primeiros instantes de luta.
Agressivo, o atleta do Brasil coroou a atuação perfeita com um ippon, jogando o rival de costas e garantindo a medalha de ouro. Este foi seu primero ouro em Jogos Pan-Americanos, já que ele não venceu em 2007, no Rio. Leandro Guilheiro é detentor de duas medalhas olímpicas.

Antes, o brasileiro precisou vencer três lutar para brigar pelo ouro. Ele derrotou Luis Antonio Retamales, do Chile, German Eduardo Velazco, do Peru, e Antoine Valois, do Canadá.
O brasileiro Leandro Guilheiro não deu chances a adversário de Porto Rico e levou ouro
O brasileiro Leandro Guilheiro não deu chances a adversário de Porto Rico e levou ouro
Medalhas no feminino

O judô brasileiro comemorou mais duas medalha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Nesta quinta-feira, na disputa pelo bronze na categoria at[é 70kg, Maria Portela derrotou a norte-americana Kathleen Helen Sell, por ippon, em 3min43 de combate.

A judoca brasileira havia perdido a chance de ouro em sua categoria após cair diante da colombiana Yuri Alves. Antes, Maria Portela havia levado a melhor sobre a equatoriana Vanessa Chala.

Também nesta quinta, um pouco mais tarde, Mayra Aguiar derrotou a argentina Lorena Andrea Briceño na disputa pela medalha de bronze da categoria até 78kg, em apenas 27 segundos de combate.

Ainda nesta quinta-feira, mais cedo, na categoria até 78 kg, Mayra havia superado Veronica Chala, perdido para Kayla Jean Harrison, mas voltado à briga após vencer Lenia Ruvalcana, do México, na repescagem.

A primeira medalha de ouro da noite desta quinta no judô foi para a cubana Onix Cortes, que derrotou a colombiana Yuri Alvear na decisão da categoria até 70kg, a categoria de Maria Portela.