sexta-feira, 15 de março de 2013

CEO da IBM faz previsões de tecnologia que transformarão a forma de fazer


Atualizado: 14/03/2013 | Por Jenna Goudreau- Forbes Brasil
CEO da IBM faz previsões de tecnologia que transformarão a forma de fazer
negóciosGetty Images





Os avanços dos sistemas de nuvem e móveis, redes sociais e bases de dados estão acontecendo ao mesmo tempo e em alta velocidade. Como isso influenciará a maneira como se faz negócios? Segundo Ginni Rometty, a primeira CEO mulher da IBM, isso mudará tudo.

De acordo com o que ela apresentou em uma conferência, os dados serão a base da vantagem competitiva, chamando-os de "próximo recurso natural". Ela acredita que isso irá mudar a forma como as decisões são tomadas, como o valor das coisas é criado e como é entregue. Veja algumas previsões para o futuro:


Análise de dados revolucionará a tomada de decisões

"Mais decisões serão baseadas em elementos previsíveis em vez de intuição", afirma Ginni. Mesmo nos campos mais orientados cientificamente, ela acredita que decisões continuarão a ter base em vieses de ancoragem. Em outras palavras, líderes e gerentes interpretarão informações por meio de uma perspectiva subjetiva e um conjunto de experiências.

No entanto, com o atual tsunami de informações, Ginni acredita que as empresas que forem capazes de usar os dados como vantagem vão se sair melhor, com mais decisões objetivas.

As redes sociais comandarão o valor

"As redes sociais serão a nova linha de produto em uma empresa", prevê Ginni. O primeiro benefício das novas plataformas sociais é que os trabalhadores tem conhecimento uns dos outros. Em um futuro próximo, segundo ela, "seu valor não será o que você sabe, mas o que você compartilha". Essa alteração mudará a forma de contratação, acredita Ginni. Os empregados serão contratados por chefes, colegas e até clientes pelo valor das informações que eles criam, o que pode impactar na compensação. Como análise de dados, informações mais variadas e valiosas sobre a performance dos funcionários podem criar modelos de pagamento mais objetivos.


Segmentos de consumidores se tornarão individuais



As mudanças de tecnologia também mudarão da forma como o valor do negócio é calculado. "O que você vai ver com dados rápidos e compartilhamento social é a morte do conceito de média e a era do individual", afirma Ginni. Em vez de encontrar segmentos de diferentes necessidades de clientes, os negócios servirão ao indivíduo.


O que Ginni chama de "a terceira onda de tecnologia" pode contribuir para uma abordagem individualizada. Na primeira era da computação, computadores contavam. Na segunda, eles poderiam ser programados para executar instruções. Na próxima, computadores irão aprender por si. "Essa é a onda que começa agora."



Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr) e no Facebook (ForbesBrasil).





Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe