sábado, 16 de março de 2013

Investimento federal aquece turismo religioso baiano

Atualizado: 15/03/2013 15:00 | Por Portal EcoD                                        Portal EcoD (© Copyright (c) Source Company Ltd. 2006, All Rights Reserved.)
Investimento federal aquece turismo religioso baiano

Investimento federal aquece turismo religioso baiano


No ano da Jornada Mundial da Juventude, destinos turísticos ligados à fé estão em alta no país. Enquanto o Rio de Janeiro se organiza para receber aproximadamente 2,5 milhões de turistas brasileiros e do exterior no evento, entre 23 e 28 de julho, o Brasil inteiro se prepara para atender a demanda por atrativos, rotas e roteiros ligados à peregrinação e à religião.


Em Salvador (BA), o Largo de Roma, na Cidade Baixa, será inteiramente revitalizado por meio de contrato, celebrado com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 5,4 milhões. O logradouro abriga o Memorial e o Santuário de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, falecida em 1992 e beatificada em 2011. De acordo com a organização filantrópica Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em 2012 o memorial recebeu 85,8 mil visitantes, mais que o dobro que os 38,1 mil registrados em 2010, antes da beatificação.


Segundo o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, a obra deve equipar o espaço público com nova infraestrutura para receber o crescente número de visitantes da região, onde também está localizada a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim – templo católico de fluxo turístico já consolidado. “O objetivo é dar condições para que o local consolide seu crescimento em número de visitantes e excelência no atendimento ao turista, com atenção especial às questões importantes para a população, como a reorganização do fluxo de trânsito no local”, defendeu Mota.


A área da intervenção é definida por uma poligonal que inclui a Praça da Bandeira e seu sistema viário, incluindo dez ruas e avenidas. A infraestrutura de lazer vai ganhar parque infantil, mobiliário urbano, nova iluminação pública e cênica, projeto de paisagismo, melhorias das condições de acessibilidade e outras benfeitorias urbanísticas, como áreas de estacionamento e sinalização turística. De acordo com o diretor de Projetos, Acompanhamento e Controle da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Antônio Sérgio Franco de Souza, a previsão é que a obra seja concluída até junho.


Para Maria Rita Pontes, superintendente da OSID, a revitalização permitirá a “reintegração da segunda maior praça de Salvador ao Santuário Irmã Dulce”, facilitando a circulação de turistas na região que reúne acervo permanente sobre a vida e as ações sociais empreendidas pela religiosa.


Visitantes


De acordo com estimativas do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, aproximadamente 15 milhões de brasileiros estão interessados em destinos religiosos no país.


Para cerca de 2% dos 58,9 milhões de brasileiros que realizaram 191 milhões de viagens domésticas no Brasil em 2011, o motivo da principal viagem anual foi “religião”. Portanto, pelo cálculo, pelo menos 1,17 milhão de brasileiros realizaram 3,82 milhões de viagens domésticas com foco no turismo religioso em 2011. O dado foi apontado pelo Estudo da Demanda Turística Doméstica, encomendado pelo MTur à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).


Entre os turistas estrangeiros, a demanda também existe: segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional (MTur/Fipe), 0,3% das 5,4 milhões de chegadas de viajantes internacionais em 2011 tiveram motivos de viagem ligados à peregrinação, fé e religião


Destinos-chave


Segundo a Coordenação-Geral de Segmentação do MTur, estão entre os eventos/destinos mais consolidados no segmento no país hoje: Círio de Nazaré (Belém, PA), Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), Romaria à Aparecida (Aparecida, SP), Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC) e peregrinações às cidades barrocas mineiras e baianas (Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador).


Para o Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude deste ano, o Ministério do Turismo também dedica esforços. A pasta empenhou, por meio do Pacto de Desenvolvimento do Turismo, R$ 1,8 milhão para a reforma do Cristo Redentor, símbolo do turismo carioca e nacional. O objetivo é atender ao fluxo de visitação que o monumento receberá durante o evento, para o qual espera-se jovens de mais de 180 países.


A Jornada da Juventude deve gerar impactos turísticos a outras regiões brasileiras, considerando que em pelo menos cinco dias, dos onze de programação do evento, os participantes devem se dedicar a conhecer o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe